Líder Servidor
por Marcello Barbieri
Conceitos relativos a “Liderança Servidora” não são necessariamente modernos e, na minha visão, também não se trata de modismo. Desde o final do século XX, tal conceito já vem sendo trabalhado e discutido em diversas literaturas a respeito do tema.
Agora, mais do que nunca, acredito que o tema esteja extremamente atual e que a postura de um Líder Servidor seja tão essencial para o sucesso e perpetuidade das organizações modernas.
Atitudes de liderança são exercidas independentemente do local ou cargo que você exerça, podendo ser desde a sua casa ao ambiente do trabalho. Já descrevia James C. Hunter, na obra o Monge e o Executivo, “um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente”. Entretanto, é importante destacar que satisfazer os anseios das pessoas ou liderados não se trata de satisfazer suas vontades, devendo o líder estar sempre mais preocupado com as necessidades do que com os desejos.
Para isto, é fundamental que se crie um propósito e uma cultura, e o Líder lute com todas as suas forças para que estes sejam alcançado. Se um propósito for verdadeiro e inspirador, certamente angariará seguidores e apoiadores que suprirão os esforços necessários para que os objetivos sejam atingidos. Neste contexto, pessoas tão diferentes e diversas precisam de espaço e oportunidades para exporem suas ideias e opiniões e é dever do líder moderno criar e promover este ambiente colaborativo.
Profissionais de atitude buscam e desejam ser protagonistas da construção da história e da cultura da sua organização e não mais uma simples plateia a ser conduzida.
Tenha certeza de que a cultura e o propósito sobreporão o ego individualizado e juntos promoverão o sucesso do trabalho. Por último, rompa com paradigmas, pois se uma organização não desafia suas crenças e velhas maneiras de realizar as coisas, a concorrência e o mundo simplesmente a ultrapassarão.